Reflexão-Mercado de Trabalho

Este assunto mercadologico eu entendo e discuto todos as vezes em minhas palestras.Na verdade ha mercado para todo tipo de colega e para todo "tipo" de endodontia.Eu pessoalmente não consigo me ver trabalhando para alguem,pois prezo acima de tudo a minha liberdade profissional.Sou e sempre quis ser um profissional liberal,sem amarras,nunca tive e espero não de ter um emprego.Como empresario e tambem principal trabalhador da minha "micro-empresa" sei que o principal deste mercado é o planejamento.Nos dentistas infelizmente ainda temos uma mentalidade pequena quando se fala em NEGOCIO,TEMOS UM CERTO "PUDOR" em ganhar dinheiro,não fomos treinados para isso.Os colegas que se deixam explorar por outros, mais dia ou menos dia caem na real que um dia serão trocados por algum outro que ofereceu uma oferta melhor para o clinico e aí muitas vezes veem o tempo que perderam não investindo em seus proprios consultorios que são sem sombra de duvida a melhor e maior forma de se ganhar dinheiro em endodontia.O problema é que vivemos em um mundo imediatista onde colegas querem ganhar muito em pouco tempo(formula que na maioria das vezes dá errado) sem um minimo de planejamento e investimento.Para se fazer um grande endodontista hoje,é necessario muito investimento em tecnologia e estudo senão o que ficamos fazendo é apenas trocar cebola.Não é a toa que temos um grande numero de colegas abandonando a profissão ou se queixando da qualidade de vida que tem(trabalhando demais pra ganhar uma miseria).
Na verdade hoje não consigo fazer endodontia sem microscopio,NI-TI,localizador,ultra-som e etc....como faria esta endodontia prestando serviço para alguem????O que vejo na minha clinica é um aumento significativo de retratamentos que foram executados primeiramente por estes tipos de colegas,portanto não acredido que esta seja a solução para a odontologia e para a nossa especial idade.

Frederico laperriere,C.D.
Endodontista,criador dentalcare

Error: Embedded data could not be displayed.