IMAGENS EM ALTA RESOLUÇÃO

Veja nossos trabalhos laboratoriais em alta resolução.

PARTICIPE NO SITE

Envie seu material para publicação.

CONHEÇA NOSSA CLÍNICA DE ODONTOLOGIA

Atendimento com qualidade ao público...

SAIBA COMO SER ATENDIDO NA CLÍNICA DA UNIC

Saiba as especialidades atuais de atendimento na clínica e os horários.

Banco de dentes da UNIC Tangara Sul

Alunos e professora Gislaine F. Zarza Gonçalves no banco de dentes da Unic de Tangara da Serra.

II Jornada Acadêmica de Odontologia da UNIC Tangará da Serra

2º JORNADA ACADEMICA: TRABALHOS ACADÊMICOS


Capeamento Pulpar Direto com MTA











Curiosidade

Tratamento cirúrgico de canino incluso

FIES NA UNIC TANGARÁ

3º Congresso Internacional

Lista de Materiais Periodontia 4º Semestre 2011/2 - Profª Luciana Shida

Abertura coronaria de molar inferior

PINO METÁLICO FUNDIDO E PROVISÓRIO NO ELEMENTO 16

Acadêmica: Marcieli Santos | 8º Semestre
Clínica Integrada





Paciente C. S. M., Sexo Masculino, 39 anos de Idade, Anictérico, Acianótico e Pele Hidratada, Nenhuma Alteração Fora do Padrão da Normalidade Intra-Bucal e Extra-Bucal. Sinais Vitais: Temperatura: 36 °C, Pulso: 24 bpm , Frequência Respiratória: 48 Rpm, Pressão Arterial (PA) da Triagem: 120x80 mmHg. Queixa principal: “Dente quebrado”. Ao exame Clínico foi diagnosticado que o Elemento 16 estava com destruição de coroa. Continue lendo...

Utilização de duas marcas distintas de localizadores foraminais pela não visualização do ápice radicular em paciente submetido a fixação interna rígida por fratura mandibular


Acadêmico: Luis Fernando Simoneti e Bruna A. Furquim | 7º Semestre 2011
Clínica de Atenção Básica IV
Professor Responsável: Fábio Carmona


Este caso clínico recebeu menção honrosa pelo segundo lugar no VI Congresso odontológico de Mato Grosso na categoria Caso Clinico, sob orientação do Professor Fábio Carmona.

O objetivo deste trabalho foi relatar um caso clínico de um paciente submetido ao tratamento endodôntico do elemento 36 por lesão cariosa crônica, com o ápice radicular envolvido por placas de fixação interna rígida devido à fratura mandibular. A não visualização do ápice radicular é um desafio no tratamento mesmo com o desenvolvimento de novas técnicas na odontologia atual, como o uso de localizadores foraminais, que proporciona a endodontia sucesso e um prognóstico favorável, auxiliando o cirurgião dentista a obter uma odontometria precisa e um tratamento seguro. Continue Lendo...

A Coragem de Cobrar Caro



Meu médico me recebeu todo envergonhado pelo atraso de duas horas na consulta marcada.

"Doutor, eu não estou irritado pela espera porque o senhor é simplesmente o melhor médico do país, e eu não sou bobo. Prefiro esperar a consultar o segundo ou o décimo melhor especialista da área." Isso o tranqüilizou. "Eu só acho triste que o melhor médico deste país esteja cobrando o mesmo preço que os outros, tendo de trabalhar o dobro, sem tempo para estudar e ver a família. Eu, como palestrante que sou, cobro dez vezes o preço desta sua consulta, só que nunca chego atrasado."  Continue lendo...

Coral em Libras do 3º de Odontologia sob supervisão da Professora Jane

Odontologia Unic Tangara marca presença





Toda Faculdade tem por objetivo maior direcionar seus alunos ao mercado de trabalho, tanto que a faculdade de Odontologia Unic Tangará Sul tem seu foco maior a formação do profissional generalista .Entretanto outra visão também esta sendo abordada e vem se destacando dia a dia é o incentivo a pesquisa por parte dos docentes e discentes tendo como resultado um melhor aprendizado ,aproximação dos docentes quebrando a velha didática em sala de aula professor x aluno.

Turma do 3º Semestre realiza atividades sobre higiene oral

Alunos do primeiro semestre 2011/1

Abertura coronaria de pré-molar superior

Restauração com Resina A2 no 1º Molar Superior Esquerdo

Acadêmica: Marcieli Santos | 8º Semestre
Clínica Integrada



Elemento com restauração de resina Insatisfatória (ODV) com presença de Cárie (Imagem A).
Após a remoção da cárie e da restauração de resina Insatisfatória foi feito isolamento absoluto e aplicação de Clorexidina na cavidade. Depois a aplicação de Cimento de Hidróxido de Cálcio (Imagem B).
Aplicação do Cimento de Ionômero de Vidro (Imagem C) e condicionamento com Ácido Fosfórico 37% (Imagem D). Foi efetuada a remoção do ácido fosfórico e aplicada de duas camadas de adesivo (Imagem E) e posterior aplicação de jato de ar para evaporação do solvente e fotopolimerização do adesivo.
Aplicação de camadas de resina A2 com calcador para evitar bolhas (Imagem F) e fotopolimerização da resina (Imagem G). Posterior checagem da oclusão .

Vista vestibular (Imagem H) e vista oclusal (Imagem I).

Tratamento endodôntico em Incisivo Central Superior com fratura radicular e obturação direta com Agregado Trióxido Mineral – MTA

Acadêmico: Ueligton Cordeiro | 5º Semestre 2011
Clínica de Reabilitação Oral – Endodontia
Professor Responsável: Élcio Daleffe


Relato do Caso:

Paciente do Sexo feminino, 29 anos, procurou a clínica da UNIC Tangará da Serra, relatando durante a anamnese, ter sofrido acidente ciclístico a um mês. A paciente portava contenção do elemento 13 ao 23 colocada por CD quando atendida em consultório no Posto de Saúde do bairro em que reside (Imagem A). Após tomada radiográfica dos elementos anteriores foi diagnosticado uma fratura no terço médio radicular do elemento 21 (Imagem B). Ao teste de vitalidade teve resposta negativa constatando necrose pulpar, com ausência de fístula.

Abertura Coronária de Caninos

VIII JORNADA ODONTOLÓGICA ABO-TANGARÁ DA SERRA


12 a 14 de maio de 2011 no Tangará Shopping

Pesquisa desenvolvida por acadêmicos mostrará o grau de contaminação de luvas de procedimento

As acadêmicas Vanessa Camargo, Patrícia Faveti e Lunna Paiva, orientadas pelos Professores Fábio Carmona e Élcio Daleffe, estão desenvolvendo uma pesquisa na cadeira de endodontia na clínica da UNIC Tangará da Serra que mostrará qual o grau de contaminação das luvas de procedimento utilizadas nas clínicas odontológicas. Em breve os resultados desta importante pesquisa será postado aqui no blog.

Anestesia Infiltrativa de Articaína em Primeiros molares inferiores

A Unic Tangará Sul formaliza a criação de banco de dentes humanos

Prof.Cleudimar coordenador Do ciclo básico e Prof. Fabio Carmona coordenador do curso de odontologia da UNIC Tangará Sul

Banco de Dentes Humanos é uma instituição sem fins lucrativos, que deve estar vinculada a uma faculdade, universidade ou outra instituição. Seu propósito é suprir as necessidades acadêmicas, fornecendo dentes humanos para pesquisa ou atividades didáticas.



Abertura Coronária incisivo lateral

Revista Internacional de Endodontia

Vídeo Aula - Abertura coronária Incisivo Central Superior


Em breve serão postados novos vídeos com a abertura de todos os grupos de dentes e futura obturação. Aguardem!

UNIC TANGARÁ DA SERRA

Revista de Boca em Boca

Revista de divulgação do Programa de Mestrado Profissional


Imagens em Alta Resolução

J Endod April 2011 - Pain Prevalence and Severity before, during, and after Root Canal Treatment: A Systematic Review

Introdução:
Antecipação e experiência de dor do canal radicular associado é uma grande fonte de temor para os pacientes e uma preocupação muito importante dos dentistas. O pré-tratamento, tratamento da dor pós-tratamento e é esperado, expe-mados, lembrada e compartilhada pelos pacientes. O objetivo foi determinar a influência do tratamento de canais radiculares sobre a prevalência e severidade da dor e estimar a prevalência e gravidade da pré-tratamento, tratamento e pós-tratamento da dor em pacientes recebendo tratamento de canal.


Métodos:
Definido busca de dados MEDLINE, Embase, Cochrane, e bases de dados PsycINFO identificou 5.517 artigos. Revisão sistemática, incluindo ning título digitalização, resumo de digitalização, revisão de texto completo, e avaliação de qualidade, desde 72 estudos de meta-análise. parcelas L'Abbe foram utilizados para avaliar a influência do tratamento de canais radiculares sobre a prevalência e severidade da dor. dados pré-tratamento, tratamento e prevalência de dor pós-tratamento e gravidade foram analisados.


Resultados:
parcelas L'Abbe revelou que a prevalência e severidade da dor diminuiu substancialmente após o tratamento. A média pré-tratamento, 24 - após o tratamento, hora e 1 semana de prevalência da dor pós-tratamento associado com desvios-padrão foram 81 (28%), 40 (24%) e 11 (14%), respectivamente. O pré-tratamento, pós-tratamento de 24 horas e 1 semana de gravidades dor pós-tratamento, em uma escala de 100 pontos, foram 54 (24%), 24 (12%) e 5 (5%), respectivamente. injecções suple-mental eram freqüentemente exigida (60 [24%]).


Conclusões:
A prevalência de dor pré-tratamento da raiz do canal associado foi alto, mas caiu moderadamente dentro de 1 dia e substancialmente a níveis mínimos em 7 dias. O pré-tratamento da raiz da intensidade da dor associada canal foi moderada, caiu substancialmente no prazo de 1 dia de tratamento, e continuou a cair para níveis mínimos em 7 dias. Complementação anestésica era muitas vezes necessária.


(J Endod 2011, 37:429-438)


Palavras-chave
Endodôntico, L'Abbe enredo, a meta-análise, a dor, de prevalência, dos canais radiculares, a gravidade

Caso clinico Vinicius 7ºsemestre-proteção direta MTA








Proservação:
Paciente assintomatico,teste vitalidade positiva

Congresso Internacional de SP E Belo Horizonte

Ciosp BH BH A educação sem duvida continua sendo a base para uma sociedade justa e perfeita e é com esse intuito que o curso de Odontologia Unic Tangara Sul, com o interesse no fortalecimento dos estudos por parte do discente vem trabalhando junto a ele o interesse ao trabalho e pesquisa.Uma sugestão da atual gestão é também proporcionar uma maior integração dos nossos alunos aos docentes,além de sua grade curricular o aluno é motivado a realizar projetos de pesquisa. Nosso objetivo maior além da formação do profissional generalista é formar cirurgiões dentistas capacitados a exercer sua profissão com ética e profissionalismo. O alunos também são motivados a apresentar seu trabalho junto a comunidade .Sendo assim é com muito orgulho que destacamos dois trabalhos dos alunos do 7º semestre Fernando Simonte e Bruna Furquim na qual apresentaram seus painéis no Congresso Internacional de São Paulo e Congresso Internacional de Belo Horizonte. 1ºTema: Avulsão dental na pratica desportiva. 2ºTema: Alteração das propriedades mecânicas das placas de titânio utilizadas na fixação interna rígida submetida a autoclave. Parabens!!

J. 2011 Comparação da eficácia antimicrobiana in vivo em hipoclorito de sódio e clorexidina usados ​​como irrigantes do canal radicular: um estudo ...

J Endod. 2011 fevereiro; 37 (2) :143-50.

Comparação da eficácia antimicrobiana in vivo em hipoclorito de sódio e clorexidina usados ​​como irrigantes do canal radicular: um estudo de microbiologia molecular.
Roças IN , JF Jr Siqueira .

Departamento de Endodontia e Laboratório de Microbiologia Molecular, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Resumo
INTRODUÇÃO: O objetivo deste estudo clínico foi comparar o efeito antimicrobiano do hipoclorito de sódio a 2,5% (NaOCl) e digluconato de clorexidina 0,12% (CHX) quando usado como substância irrigadora durante o tratamento de dentes com periodontite apical.

MÉTODOS: Quarenta e sete raízes, dentes de canal único com necrose pulpar e periodontite apical assintomática foram selecionados para este estudo, segundo a inclusão rigorosos critérios de exclusão /. Amostras bacterianas foram tomadas no início do estudo (S1) e depois (S2) o preparo biomecânico utilizando NaOCl a 2,5% (n = 30) ou clorexidina 0,12% (n = 17), o irrigante. Bacteriana, Archaea, e presença de fungos foi avaliada pela gama ampla reação em cadeia da polimerase (PCR), enquanto a identificação bacteriana foram realizados por uma duração indeterminada reversa xadrez captura abordagem fechada segmentação patógenos endodônticos 28 candidatos.

RESULTADOS: Todas as amostras S1 foram PCR positivas para a presença de bactérias, mas negativo para ambas as archaea e fungos. Ambos e CHX protocolos baseados em NaOCl foram significativamente eficaz para reduzir os níveis de bactérias e do número de táxons. Não foram observadas diferenças significativas entre eles em todos os parâmetros testados, incluindo a incidência de resultados negativos na PCR S2 (40% de hipoclorito de sódio contra 47% de CHX, p = 0,8), a redução do número de taxa por canal (p = 0,3), e redução dos níveis de bactérias (p = 0,07). A taxa mais prevalentes em amostras S2 do grupo NaOCl foram Propionibacterium acnes, as espécies de Streptococcus, endodontalis Porphyromonas e sputigena Selenomonas. No grupo de CHX, a taxa mais prevalente em S2 foram invisus Dialister, Actinomyces israelii, Prevotella baroniae, acidifaciens Propionibacterium, e espécies de Streptococcus.

CONCLUSÕES: O tratamento utilizando protocolos de irrigação com hipoclorito de sódio ou quer CHX conseguiu reduzir significativamente o número de táxons de bactérias e seus níveis nos canais radiculares infectados, não havendo diferença significativa entre estas substâncias.

Copyright © 2011 Associação Americana de Endodontists. Publicado pela Elsevier Inc. Todos os direitos reservados.
PMID: 21238793 [PubMed - in process]

JOE Atividade antibacteriana da própolis contra endodôntico convencional Desinfetantes contra Enterococcus faecalis em túbulos dentinários infectados.


Atividade antibacteriana da própolis contra endodôntico convencional Desinfetantes contra Enterococcus faecalis em túbulos dentinários infectados.
Guven Kayaoglu, DDS, PhD, * Hu ma € € € € O RLU mu, DDS, PhD, * Gu € l Akca cin, MD, PhD, † Mu gema rel € € Gu, DDS, * O mu € € r Gen Cay, BSc, ‡ Sorkun Kadriye, PhD, ‡ e Salih Bekir, PhD §




Introdução:
A atividade antibacteriana contra Enterococcus faecalis de duas amostras de própolis foi investigado em um modelo de blocos de dentina e sua eficácia foi comparada com a de estabelecer desinfetantes endodôntico, a clorexidina (CHX) e hidróxido de cálcio [Ca (OH) 2 ].


Métodos: blocos de dentina padronizados foram infectados com E. faecalis ATCC 29212. O espaço do canal radicular foi preenchido com um dos extratos etanólicos de própolis (Artvin ou Tekirda! G mix [TM]), CHX 2%, Ca (OH) 2 , ou etanol ou de tampão fosfato de controle. Canal dentina foi amostrado após 1 ou 7 dias, usando uma broca de tamanho padrão. As aparas dentinária foram centrifugadas vigorosamente em tampão fosfato salino, e alíquotas foram cultivadas em placas de ágar soja triptona. As colônias foram contadas após dois dias de incubação. Significância estatística, Statis foi definida para 5%.


Resultados: Todos os agentes experimental reduziu significativamente o número de bactérias cultiváveis. A clorexidina foi o mais potente desinfetante em ambas as vezes. Comparado com o controle de etanol, não houve redução significativa no número de colônias foi encontrada para o extrato de própolis em um dia, no entanto, redução significativa foi encontrada em sete dias. As duas amostras de própolis foram estatisticamente semelhantes entre si e Ca (OH) 2 , mas a amostra TM também foi semelhante à clorexidina em 7 dias. Isso tem sido associado a uma maior concentração de flavonóides, um grupo de compostos ativos antibacteriana, na amostra TM conforme determinado pela análise de espectrometria de gás chromatographymass.

Conclusões: A atividade antimicrobiana das amostras de própolis testadas neste estudo foi entre o Ca (OH) 2 e CHX. Ambas as amostras de própolis foram antimicrobial eficaz, porém, sua atividade não exceda CHX.


(J Endod 2011, 37:376-381)


Palavras-chave
Antimicrobiana, cola de abelha, a desinfecção, a espectrometria de gás chromatogra-fia em massa

Nova clinica de Odontologia







Congresso Internacional


Os acadêmicos Luís Fernando Simoneti, Bruna Alves Furquim e José Paulo de Jesus do 7º semestre do curso de Odontologia da Universidade de Cuiabá, Campus Tangará da Serra - MT, estiveram nos dias 15 e 16 de Janeiro de 2011 no Congresso Internacional de Educação Física, realizado em Foz do Iguaçu - PR, apresentando na categoria tema livre dois artigos científicos relacionados a Odontologia Desportiva, cujos temas foram Avulsão Dental Nas Práticas Desportivas e Procedimentos de Reimplante, e O Conhecimento Do Cirurgião Dentista A Respeito Da Odontologia Desportiva. Os artigos foram publicados em 126 países no livro do congresso que é publicado anualmente.

Campanha final!


Lista material clinica de reabilitação oral III 6º e 7ºsemestre

Lista material clinica de reabilitação oral III


http://www.megaupload.com/?d=KAPSJMRV

Profa. Tatiane e Cristiane

Lista Material Periodontia 2011/1

Segue lista Periodontia para as diciplinas de atenção basica II e adolescente


http://www.megaupload.com/?d=XG6I1S4D

att Profa. Luciana Shida

1º Turma de Odontologia -Unic Tangara Sul














Parabéns!MUITO SUCESSO E MUITO ESTUDO.
Abraço a todos
Fabio Carmona

Lista- 2011/1 Atenção a criança 5ºsemestre

Segue:
http://www.megaupload.com/?d=GCVQ3LBY

Prof.Tânia e Laura

Laboratorial Pré clinica I

segue lista simplificada da pré clinica laboratorial I


http://www.megaupload.com/?d=H0JV3MYD


Prof. Ivan

Relação de material para aulas práticas de Ortodontia-pré clinica IV 5ºSEMESTRE

Relação de material para aulas práticas de Ortodontia: ( Alunos) Individual:* Alicate 139* Alicate corte grosso* Broca para acabamento em resina acrílica* Broca para polimento em resina acrílica* Pote Dapen* Pote Dapen com tampa* Espátula 07 e 24* Espátula Lecron* Lápis dermatográfico ou caneta fina para retro-projetor* Taça de borracha* Modelo de gesso pedra superior ( Bom com todos os dentes)* Alicate de La Rose ( Opcional) Para 04 (quatro) alunos:* Lamparina* Cera nº 07* Pincel* Resina acrílica incolor ( Pó e Líquido), 1 pote cada* Fio ortodontico 0.6, 0.7 e 0.8 ( 1 rolo cada) - Morelli Para turma toda:* Isolante para gesso - 1 pote ( Cel - Lac)* Fluido para polidora química ( 1 vidro grande)

Prof. Dr. Jarbas Passamani

Boas vindas!

Prezado Calouro,

Meu nome é Fábio Carrmona
e sou a coordenador do curso de odontologia da Faculdade Unic Tangará Sul.

É com grande satisfação que recebi a sua matrícula. Você agora faz parte de uma das maiores instituições de ensino do Brasil, com mais de 40 anos de tradição. Parabéns pela excelente escolha!

Tenho a certeza de que esse é apenas o início de uma trajetória marcada por muitos desafios e conquistas. Como você, um dia também comecei essa mesma caminhada e hoje posso dizer que a área de odontologia tem me proporcionado muitas alegrias e realizações profissionais.

Espero, em breve, poder trocar experiências com você. E tê-lo (a) futuramente como parte do nosso time de egressos de sucesso!

Estou à disposição para quaisquer esclarecimentos. Se quiser visitar a nossa Unidade antes das aulas começarem, basta entrar em contato pelo e-mail endounictangara@gmail.com e/ou telefone 65-3326 5675 para agendarmos um encontro. Terei muito prazer em recebê-lo (a).

Abs, Fabio Carmona Tirintan

Lista Dentistica laboratorial 2011/01

Error: Embedded data could not be displayed.