PINO METÁLICO FUNDIDO E PROVISÓRIO NO ELEMENTO 16

Acadêmica: Marcieli Santos | 8º Semestre
Clínica Integrada





Paciente C. S. M., Sexo Masculino, 39 anos de Idade, Anictérico, Acianótico e Pele Hidratada, Nenhuma Alteração Fora do Padrão da Normalidade Intra-Bucal e Extra-Bucal. Sinais Vitais: Temperatura: 36 °C, Pulso: 24 bpm , Frequência Respiratória: 48 Rpm, Pressão Arterial (PA) da Triagem: 120x80 mmHg. Queixa principal: “Dente quebrado”. Ao exame Clínico foi diagnosticado que o Elemento 16 estava com destruição de coroa. Continue lendo...
1ª SESSÃO: Elemento 16 com cimento provisório: cotosol. Realizou-se exame radiográfico Inicial do Elemento 16 apresentando Tratamento Endodontico Satisfatório. Comprimento das raízes: Raiz Palatina: 12mm; Raiz Mesio-vestibular: 9mm; Raiz Mesio-Distal: 8mm. ESTRELA; FIGUEIREDO, 1999, afirma que o Pino Metálico Fundido deve ser o mais comprido possível, respeitando-se 4 mm de obturação endodôntica para preservar o vedamento apical. Remoção do Cotosol com a Broca 1014, em seguida realizou a desobturação dos canais com Broca de Gates 3 com 8mm na Raiz palatina, Broca Gates 2 com 5mm na Raiz Mesio-Vestibular , Broca Gates 1 com 4mm na Raiz Disto-vestibular . Após a remoção do material Obturador nas raizes do elemento 16, fez o exame radiográfico: Prova da Desobturação dos canais. 1ª Moldagem Técnica Indireta : Silicona de Condensação Massa “Densa” ou “Pesada” foi manipulada e aplicada na Moldeira Emi-arcada. Algodão para proteção no Elemento 16. Inserida na boca do paciente. 2ª Moldagem Técnica Indireta: Prova do Pinjet na Raiz Palatina. Espatulação da Silicona de Condenção Pasta “Fluida” ou “Leve” com Espátula 7 e Placa de Vidro. Inserção da Silicona com a Broca Lentulho na Raiz Palatina, na Raiz Mesio-vestibular, na Raiz Disto-vestibular. Aplicação do Pinjet na Raiz Palatina. Com a Espátula 7 leva a Pasta Fluída sobre a 1ª Moldagem e adapta na boca do paciente. Após tomar presa, remove a moldagem. Inserção de bolinha de algodão com formocresol e cotosol. 
2ª SESSÃO: Remoção do Cimento Provisório com Caneta de Alta Rotação e Broca 1014. Pino Metálico Fundido na Clorexidina 2 %. Segundo CONTIN, 2003, o alargamento exagerado do conduto, leva a um enfraquecimento da parede radicular, os componentes do retentor não conseguem dissipar o esforço que recai sobre a estrutura dentária fragilizada, provocando a fratura da raiz. Provisório de Resina 66. Segundo LOIOLA, LE et al, 2008, as coroas provisórias ajudam o clinico a esclarecer a respeito de pilares protéticos duvidosos, restabelecem a função mastigatória, a estética, a fonética. Provisório 66 na Clorexidina 2%. Adaptação do Pino Metálico Fundido Inspenção com a Sonda Clínica. Broca Diamanta Sortida na Peça de mão reta e Contra-ângulo para Preparo para a adaptação do provisório. Prova da adapatação do Pino Metálico Fundido no Elemento 16. Remoção do Pino Metálico Fundido com Esculpidor Lecron. Clorexidina a 2% No elemento dental. Secagem dos Canais com Papel Absorvente e Algodão. Secagem do Pino Metálico Fundido com gaze estéril. Manipulação Do Cimento de Zinco com Espátula 7 sobre a Placa de Vidro. Aplicação do Cimento de Zinco com a Broca Lentulo adaptada na Caneta de baixa Rotação. Pressionamento do Pino Metálico fundido com o cabo da espátula 24. Remoção do Excesso do Cimento de Zinco com a Sonda Exploradora. Broca Diamantada 3203 adapatda na Caneta de Alta Rotação para preparo de Remanescente Coronário. Porta Matriz no Elemento 17 Para Proteção do dente vizinho. Vaselina sobre o pino metálico fundido e elemento dental 16 com pincel. Reembasamento do provisório com Pó e Líquido da Resina 66. Remoção do Excesso da Resina 66 com Lecron e Fio Dental. Fresa em forma de Pêra e Broca Maxicut para acabamento do Provisório. Cimento de Zinco Manipulado com Espátula 24 e Inserido no Provisório com Esculpidor Hollemback. Adapatação do Provisório. Ajuste Oclusal. Exame Radiográfico.

Error: Embedded data could not be displayed.