Uso das Gates- Glidden:breve resumo


As brocas de gates são muito utilizadas em endodontia,atuam ao nível do terço cervical no máximo até o terço médio do canal radicular.São encontradas com numeração de 1 a 6 nos comprimentos de 28 a 32mm,sendo que a parte ativa pode alcançar até 19mm de profundidade,em relação ao seu comprimento damos preferência a de 32mm. Tem a forma de pêra,ponta romba e inativa,todavia a sua utilização tem que ser feita de maneira cuidadosa para se evitar sua fratura ou um aquecimento significativo da estrutura dentária.
Cuidados são os seguintes:

a)Utilizar as brocas sempre com o canal inundado com solução irrigadora.Este cuidado evita uma maior condensação de raspas de dentina na porção apical do canal,e atenua o aquecimento.

b)Utilizar rotação máxima durante toda a manobra de introdução e retirada do instrumento do canal,uma parada no motor poderá oferecer dificuldades de sua remoção.

c)Nunca imprimir movimentos de lateralidade ao instrumento,se tais movimentos forem realizados,poderão determinar sua fratura.

d)Realizar apenas uma,ou no máximo duas manobras de introdução e remoção do instrumento no interior do canal.

e)Quem vai impor o nº da gates(1 a 6) a ser utilizada é a anatomia(diâmetro anatômico).

Os Objetivos a serem atingidos com a gates são:dilatar e retificar os terços coronário e médio do canal,facilitar o acesso direto dos instrumentos endodônticos ao terço apical,bem como a obturação.
Importante:Não é recomendado o uso direto da gates em canais atresiados,a função da broca é de ampliar,alargar um espaço já anteriormente aberto.O momento de sua utilização ira depender da técnica a ser empregada ,recomendada pela disciplina que são: a escalonada regressiva programada ou oregon modificada.

Error: Embedded data could not be displayed.