J. 2011 Comparação da eficácia antimicrobiana in vivo em hipoclorito de sódio e clorexidina usados ​​como irrigantes do canal radicular: um estudo ...

J Endod. 2011 fevereiro; 37 (2) :143-50.

Comparação da eficácia antimicrobiana in vivo em hipoclorito de sódio e clorexidina usados ​​como irrigantes do canal radicular: um estudo de microbiologia molecular.
Roças IN , JF Jr Siqueira .

Departamento de Endodontia e Laboratório de Microbiologia Molecular, Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Resumo
INTRODUÇÃO: O objetivo deste estudo clínico foi comparar o efeito antimicrobiano do hipoclorito de sódio a 2,5% (NaOCl) e digluconato de clorexidina 0,12% (CHX) quando usado como substância irrigadora durante o tratamento de dentes com periodontite apical.

MÉTODOS: Quarenta e sete raízes, dentes de canal único com necrose pulpar e periodontite apical assintomática foram selecionados para este estudo, segundo a inclusão rigorosos critérios de exclusão /. Amostras bacterianas foram tomadas no início do estudo (S1) e depois (S2) o preparo biomecânico utilizando NaOCl a 2,5% (n = 30) ou clorexidina 0,12% (n = 17), o irrigante. Bacteriana, Archaea, e presença de fungos foi avaliada pela gama ampla reação em cadeia da polimerase (PCR), enquanto a identificação bacteriana foram realizados por uma duração indeterminada reversa xadrez captura abordagem fechada segmentação patógenos endodônticos 28 candidatos.

RESULTADOS: Todas as amostras S1 foram PCR positivas para a presença de bactérias, mas negativo para ambas as archaea e fungos. Ambos e CHX protocolos baseados em NaOCl foram significativamente eficaz para reduzir os níveis de bactérias e do número de táxons. Não foram observadas diferenças significativas entre eles em todos os parâmetros testados, incluindo a incidência de resultados negativos na PCR S2 (40% de hipoclorito de sódio contra 47% de CHX, p = 0,8), a redução do número de taxa por canal (p = 0,3), e redução dos níveis de bactérias (p = 0,07). A taxa mais prevalentes em amostras S2 do grupo NaOCl foram Propionibacterium acnes, as espécies de Streptococcus, endodontalis Porphyromonas e sputigena Selenomonas. No grupo de CHX, a taxa mais prevalente em S2 foram invisus Dialister, Actinomyces israelii, Prevotella baroniae, acidifaciens Propionibacterium, e espécies de Streptococcus.

CONCLUSÕES: O tratamento utilizando protocolos de irrigação com hipoclorito de sódio ou quer CHX conseguiu reduzir significativamente o número de táxons de bactérias e seus níveis nos canais radiculares infectados, não havendo diferença significativa entre estas substâncias.

Copyright © 2011 Associação Americana de Endodontists. Publicado pela Elsevier Inc. Todos os direitos reservados.
PMID: 21238793 [PubMed - in process]

Error: Embedded data could not be displayed.